Este colunista vem conversando com fontes da TV Globo que transitam dentro da direção de contratos e acaba de descobrir uma manobra utilizada pela emissora para tentar "tranquilizar" a jornalista e apresentadora Fernanda Gentil: um convite para participar da novela Cara e Coragem, próximo folhetim das 19h.
Antes desse convite cabe trazer à tona para elucidar o leitor outras movimentações importantes que teriam ocorrido na Globo envolvendo o nome de Gentil. Há cinco meses na geladeira com o fim do dominical Zigue Zague Arena, Fernanda teria direcionado uma cobrança à emissora ao pedir projetos para trabalhar. A jornalista estaria insatisfeita na geladeira e sem perspectiva de ingressar em um novo projeto.
Recentemente, fontes próximas a apresentadora trouxeram para este colunista a informação de que Fernanda ainda tinha esperanças em assumir o novo Encontro após a saída de Fátima Bernardes. Internamente essa possibilidade chegou a ser discutida na Globo antes do nome de Patrícia Poeta ser devidamente oficializado. Além disso, a reformulação do É de Casa também deixou claro para Gentil que seu nome - por enquanto - está fora dos planos da emissora para estruturar sua nova grade de programação.
Ao questionar a Globo, Fernanda teria recebido o retorno da emissora de que o melhor a fazer no momento seria ficar 'recolhida' para esfriar sua imagem, uma vez que ela estaria desgastada com a quantidade de projetos em que ela esteve como apresentadora e que não vingaram.
A coluna lembra que Gentil já foi testada como substituta de Fátima Bernardes no Encontro. Na ocasião, a apresentadora dividiu as férias de Fátima Bernardes com a colega Patrícia Poeta. Entretanto, pesquisas de audiência realizadas com o público indicaram que a preferência da audiência estava com Poeta. Fernanda Gentil também recebeu a oportunidade de estar na apresentação do Se Joga, um programa diário - de segunda a sexta-feira - e que foi uma grande aposta da emissora naquela faixa de horário, no início da tarde. O projeto também não teve boa aceitação do público e foi descontinuado. Logo em seguida a Globo resolveu testar a apresentadora aos finais de semana e transformou o Se Joga em um programa semanal, exibido aos sábados no turno da tarde. O projeto também naufragou, até que a Globo teria tentado uma cartada final aos domingos com o Zig Zague Arena, que também foi um fracasso de audiência.
Ainda de acordo com fontes deste colunista que transitam entre o corpo executivo da emissora, Fernanda Gentil teria deixado claro o desconforto em ficar um ano fora do ar, e que seu contrato ainda impedia que pudesse trabalhar em outros locais enquanto aguarda um novo projeto na emissora. A coluna apurou que se nenhum outro projeto for desenvolvido para Gentil até o final do ano, a intenção da Globo seria desligá-la do quadro de apresentadores fixos da casa. Pesquisas de audiências realizadas pela emissora apontam que ainda existe uma barreira entre o público e a apresentadora no segmento do entretenimento.
A coluna também apurou que a Globo não teria nenhum interesse em liberar a jornalista antes do término contratual com medo de que outras emissoras contratem a jornalista com a transmissão da Copa do Mundo no final do ano. Nesse sentido, a estratégia teria sido convidar Fernanda Gentil para fazer uma participação na próxima novela. A princípio a jornalista terá uma participação especial que tem duração prevista de 10 minutos de gravação, mas a direção da casa estaria aberta para aumentar a presença de Fernanda no folhetim caso precise segurar a jornalista por mais um tempo até o término do seu contrato. Ela interpretará uma personagem que realiza apresentações de leilões beneficentes.
O mesmo movimento já foi feito no passado com a apresentadora Angélica. A emissora escalou a loira para interpretar o papel de uma apresentadora de um concurso de bolos em "A Dona do Pedaço". Na época, com o término do folhetim, Angélica teria recebido um novo convite para atuar em outra novela, mas teria 'batido o pé' para receber de volta seu espaço como apresentadora na grade de entretenimento da emissora e recusou o convite. Naquela época a Globo cedeu e acabou produzindo o 'Simples Assim', que seria descontinuado na emissora após o término contratual da esposa de Luciano Huck. Diferentemente de Ana Maria Braga, William Bonner e Fátims Bernardes, o contrato de Gentil não teria sido renovado em agosto de 2021 até 2025, e sim por mais dois anos e meio, até meados de 2023.
O fato é que Fernanda já estaria sentindo um movimento perigoso na emissora em relação a sua permanência, e o convite da Globo para integrar nesses próximos dias o núcleo de dramaturgia da casa seria um recado amargo de que a emissora não possui mais projetos para ela no campo do entretenimento, pelo menos por enquanto. A ideia seria romper o contrato fixo com a apresentadora, e pagar somente por obra quando outro projeto for levantado em torno do seu nome. Mas, até o término contratual, a Globo teria a intenção de manter Fernanda na casa para evitar uma negociação com um potencial concorrente antes da Copa do Mundo.