A TV Globo pretende refazer toda linha jornalística do canal e implementar grandes mudanças na grade de programação do próximo ano de 2024. Executivos do setor planejam colocar em prática as mudanças ainda no primeiro semestre. Entre algumas modificações pretendidas pelo canal está uma considerável dança das cadeiras entre os âncoras dos telejornais diários e semanais da casa.
A emissora encomendou duas pesquisas que têm previsão de conclusão até o final da primeira quinzena de novembro. A pesquisa vai rodar em 23 estados brasileiros e abordar também - além do segmento jornalístico - o núcleo de entretenimento do canal, que também tem consideráveis mudanças previstas na grade a partir de abril do próximo ano.
A primeira pesquisa é classificada como 'espontânea', ou seja, é aberta sem sugestão de nomes para que o próprio público aponte o nome dos seus preferidos. De acordo com algumas perguntas que constam no questionário, estão: "Quais os tipos de novela que te agradam mais?"; "O que você deseja assistir aos sábados à tarde?"; "Quais são os apresentadores que você gostaria de ver aos sábados na emissora?"; "Que horas você gosta de assistir o jornalismo de manhã?"; "Quais âncoras dos telejornais você gostaria de assistir no Bom Dia Brasil?"; "Que tipo de programa você gostaria de assistir de manhã?"; "Quais apresentadores você gostaria de assistir de manhã na programação?"
A segunda etapa da pesquisa - prevista para começar em outubro - é classificada como uma 'pesquisa de indução', ou seja, vai reunir os nomes que tiveram mais apontamentos por parte do público na primeira etapa para que o público faça novas escolhas.
De acordo com fontes do executivo da emissora, a emissora pretende ter em mãos todos os resultados antes de definir as reformulações previstas para 2024 na grade de programação aberta.