Executivos da TV Globo resolveram alterar a programação de domingo para tentar segurar a audiência cada vez mais crescente do apresentador do Domingo Legal Celso Portiolli. De acordo com fontes do canal, a liderança de Celso na programação por 50 minutos no último domingo foi classificada como uma ameaça que teria chegado 'no limite'.
A emissora teria avaliado que os programas por temporada que estavam entrando no ar antes do Domingão com Huck não sustentaram a audiência da Globo como era esperado. Desde o término do Zig Zague Arena a Globo vem colecionando fracassos na programação. Além do Zig Zag, programas como "Minha mãe cozinha melhor que a sua" e 'Pipoca com Ivete" resultaram em perdas consideráveis de telespectadores, e por isso a emissora vai reformular a grade dando mais tempo de programa para Luciano Huck.
Ainda de acordo com essas mesmas fontes, executivos da programação concluíram que não dá mais para arriscar novos programas na grade. A hora, segundo eles, é de retomada agressiva pela liderança absoluta dos domingos.
A conclusão é que somente Luciano Huck poderia garantir o retorno da liderança. Dessa forma, o Domingão com Huck começará a partir do próximo ano mais cedo e será dividido em duas partes, como era feito com Fausto Silva até 2010. O programa terá início com a primeira parte das 14h20 até 14h40. A segunda parte começaria depois do futebol ou de um filme, das 18h às 20h30.
Por esta razão, a Globo estuda passar todos os programas de temporada para os sábados. A ideia vem sendo discutida desde que a direção do programa de Marcos Mion reclamou que vem sofrendo alterações constantes de horário na grade, e solicitou que o programa também comece mais cedo aos sábados, deixando qualquer alteração na grade para uma eventual segunda atração no horário vespertino, uma vez que seria uma atração por temporada, não comprometendo assim o horário de um programa que é fixo na grade.
Com toda essa movimentação, a Globo estaria pensando em passar todos os programas de temporada para os sábados. Um dos projetos que já teria sido aprovado para ser exibido aos sábados é o novo programa da Angélica. A primeira temporada será exibida pelo Fantástico, e a segunda tem previsão de estreia para o próximo ano na grade aberta de programação do sábado.
Outro programa que também estaria em fase de pré-produção e que também teria se deslocado para o sábado será o novo programa do apresentador Marcio Garcia. A coluna lembra que os programas do The Voice também serão descontinuados da grande por desgaste com a audiência. Desde então o diretor Boninho vem criando um novo reality que vai misturar música com confinamento.
As mudanças estão previstas para serem implantadas na grade programação a partir do mês de abril do próximo ano, período em que a Globo anuncia e consolida a nova programação anual da emissora.