O dia amanheceu quente com a notícia de que a apresentadora Tati Machado é a nova integrante do time do Saia Justa, no GNT. E desde então a coluna tem conversado com bastante fonte na TV Globo, e recebeu informações que vão muito além do que o leitor recebeu hoje de notícia. A coluna explica...
Há cerca de dois meses este mesmo colunista contou que houve uma pressão por parte da equipe de Tati Machado à direção da Globo. Na ocasião foi solicitado ao canal um retorno sobre a previsão do programa da Tati. A solicitação chegava ao mesmo tempo em que Eliana anunciava oficialmente sua saída do SBT. Outras apresentadoras também cobraram um posicionamento da emissora, como Angélica, que dois dias depois teve retorno sobre o sinal verde para a produção do seu novo programa '50 & Uns', que será exibido no GNT e vai virar um quadro no Fantástico.
Já na semana passada, a direção da Globo recebeu a confirmação de que Tati Machado havia sido sondada para ganhar um programa em uma plataforma de streaming, e que a proposta variava entre R$ 300 mil e R$ 500 mil. De acordo com fontes do canal, a emissora fez uma reunião para discutir os planos para a apresentadora e definir uma estratégia definitiva para este ano.
Até o momento em que a Globo recebia a notícia de que Tati estava sendo chamada pelo streaming, o objetivo do canal era manter a apresentadora no Mais Você e no Encontro, pelo menos até o final do ano com o término da sua participação na Dança dos Famosos. Mas, ainda de acordo com fontes da emissora, a situação mudou ao longo dos diálogos pela contratação de Maisa Silva.
Inicialmente as tratativas em torno da chegada de Maisa Silva estavam dentro de um planejamento para apresentação de um programa. Na época, com a Pandemia, a Globo entendeu que deveria esperar parra pensar melhor no projeto, uma vez que o canal passava por uma série de restrições e limitações com reexibição de programas e novelas.
Recentemente a emissora considerou que também não seria interessante para Maisa estrear na emissora na apresentação de um programa. Executivos do canal consideraram que a imagem da apresentadora chegaria ainda muito ligada ao SBT. Fontes revelam que, dessa forma, a emissora carioca resolveu apagar a imagem que Maisa carrega do SBT ao longo de uma novela. Depois, com a imagem consolidada na Globo, viria a oportunidade para apresentar o seu próprio programa.
Segundo estas mesmas fontes, a TV Globo passou a discutir internamente que o potencial de Maisa com o público jovem, bem como engajamento que carrega nas redes sociais, seria mais atraente para o formato de programa que estavam desenhando para Tati Machado, que não estrearia mais seu programa com uma imagem carregada de novidade. Dessa forma teria sido feito um alerta da direção para que o projeto fosse revisto.
Ainda avaliando o retorno que a emissora precisava dar a Tati Machado sobre o seu novo programa, o canal teria convidado Tati Machado para ingressar o novo time do Saia Justa. A Globo pretenderia, dessa forma, esperar Maisa terminar a novela enquanto incorpora uma novidade ao currículo e a trajetória profissional de Tati Machado. Até decidir se quem ficará com o programa será Tati ou Maisa, fontes do canal garantem que a Globo vai reduzir Tati Machado na programação aberta após a Dança dos Famosos.
Isso significaria, até setembro, retirar Tati Machado por completo das atrações matinais e preservar um pouco a imagem da apresentadora até a decisão sobre quem vai, afinal, abocanhar o tão esperado programa.