A TV globo pode estar diante de uma nova dor de cabeça, que por enquanto ainda não chegou no Tribunal de Justiça. Trata-se de uma acusação feita pelo empresário Anderson Fineli, que diz ter ficado surpreso ao ver a estreia do "Estrela da Casa', novo reality global que mistura muita música com confinamento. De acordo com o empresário, a nova atração teria sido copiada de um projeto que ele registrou e enviou para diversas emissoras, inclusive produtores do Globoplay em 2021.
De acordo com Anderson, a principal necessidade dele atualmente é provar para seus investidores que ele não copiou o Estrelas da Casa, e que o contrário poderia ter acontecido para justificar até mesmo a semelhança estética e visual do projeto.
O empresário registrou no dia 11/08/202,1 no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), o projeto 'Estrela Gospel Brasil'. O que chama atenção é a semelhança da arte da atração registrada no órgão competente com a identidade visual da nova atração da Globo.
Em contato com este colunista, Anderson contou que em 2023 apresentou o projeto à Record. Na ocasião, o empresário diz que a emissora avaliou positivamente o projeto, mas esclareceu que o canal estaria atravessando uma pandemia, e que teria como foco naquele momento o programa 'Cante Comigo'. Segundo Finele, a própria Record o teria orientado a procurar a Globo, uma vez que o canal dos marinhos teria uma estrutura digital maior, como o Globoplay, que poderia atender aos anseios do empresário.
Naquele mesmo ano, Anderson afirma que enviou o projeto não só para produtores do Globoplay, como também para outras emissoras. O projeto estaria sendo avaliado por investidores, que teriam estranhado a semelhança do projeto e entrado em contato com o empresário.
- Foi um susto. O que faço agora é externar a minha insatisfação com a absurda semelhança desse projeto que a Globo estrou, igual o meu projeto Estrela Gospel Brasil. Eu criei o designer, o conceito do projeto, o primeiro reality Gospel do Brasil, e aparece o Estrelas da casa igual o meu projeto - disse Anderson.
- Isso me trouxe uma inquietude e insatisfação, inclusive de parceiros que acreditam há cerca de dois anos nesse projeto que foi registrado em 2021. Espero que eu consiga de alguma maneira chegar a alguma solução positiva com a Globo. Por que é que esse projeto tem o designer gráfico e conceito idêntico ao meu, que está patenteado há anos, e inclusive foi enviado para produtores do canal? Tenho todos os documentos para provar - afirma o empresário.
Ainda de acordo com Anderson, ele pretende conversar com advogados nos próximos dias para avaliar quais as medidas pretendem tomar.