
A Globo já trata internamente como certa a descontinuação do programa Encontro até o final de 2026. A atração, atualmente comandada por Patrícia Poeta, enfrenta baixa repercussão e dificuldades de audiência, situação descrita nos bastidores como “UTI”, expressão usada informalmente nos corredores da emissora quando um programa está agonizando. O cenário tem impulsionado debates sobre uma grande reformulação nas manhãs da Globo, que deve se concretizar até o fim do próximo ano.
Uma das peças-chave dessa mudança é a esperada saída de Ana Maria Braga do comando diário do Mais Você. A apresentadora, que recentemente tocou no assunto em entrevista à Folha de S.Paulo, já teria sinalizado à emissora o desejo de desacelerar. Fontes próximas à veterana afirmam que o casamento e a vontade de aproveitar outras experiências de vida estariam pesando na decisão, diante da rotina intensa exigida por um programa matinal diário.
Ainda de acordo com essas mesmas fontes, a Globo, por sua vez, já discute uma nova programação matinal que pode ocupar a faixa de segunda a sábado. A ideia é substituir o atual modelo, que perdeu força nos últimos anos, por uma “supermanhã” com novos formatos e apresentadores. A reformulação envolveria um redesenho completo da grade matinal. Internamente, o canal sabe que o termo “supermanhã” nunca se concretizou de fato na programação.
Nesse novo cenário, Patrícia Poeta não deve integrar o projeto reformulado. Nos bastidores, fontes do executivo revelaram que apresentadora poderá ganhar um novo programa a partir de 2026, fora da faixa matinal diária da grade de programação.
A saída de Ana Maria e o fim do Encontro seriam os marcos centrais da reestruturação, abrindo espaço para uma nova proposta de comunicação nas manhãs da Globo. Tudo sendo debatido, ainda nada decidido.