Globo não tem intenção de permanecer com Gentil no entretenimento
Larisse Oliveira
Globo não tem intenção de permanecer com Gentil no entretenimento


A coluna descobriu com exclusividade que uma das preocupações da TV Globo agora é como posicionar e ajustar melhor na emissora a apresentadora Fernanda Gentil. Executivos da cúpula global avaliaram que o espaço de Gentil no setor de entretenimento está com os dias contados.

Durante uma recente reunião na emissora, a cúpula pontuou diversos processos que foram feitos para tentar emplacar a loira, mas que não deram certo. O primeiro processo ocorreu com a tentativa de emplacar Fernanda como substituta de elenco de Angélica. Para isso foi pensado em colocá-la como apresentadora do Se Joga com o término do Vídeo Show. 


A ideia de um diretor - que a coluna vai resguardar o nome - era construir Fernanda e tentar com ela uma renovação no quadro de apresentadores da casa, pois já havia a ideia de aposentar Angélica. Isso porque, nos corredores das salas das diretorias na Globo, a esposa de Luciano Huck passou a ser considerada uma "apresentadora retrô". Entretanto, sem entrar em detalhes, a coluna descobriu que uma força tarefa foi feita na TV Globo para retirar Angélica do ar por 'motivos pessoais', fatos que datam desde o encerramento do programa 'Estrelas'. 

O fato é que Fernanda Gentil passou a ser uma aposta para 'abocanhar' o quinhão de Angélica. Mas o primeiro processo falhou. O tão esperado 'Se Joga', que foi a maior aposta para substituir o 'Vídeo Show', falhou. O programa amargou péssimos níveis de audiência e aceitação do público e precisou ser retirado do ar. Antes que isso acontecesse, a Globo tentou diversas estratégias com grandes mudanças, mas a missão falhou em todos os sentidos. 

Leia Também

A segunda etapa foi continuar insistindo em Gentil. Para isso resolveram tentar a construção da sua imagem durante as manhãs da Globo fazendo um nivelamento da loira com Fátima Bernardes. A velha mecânica de teste da 'loira x morena', expressão utilizada nos bastidores operacionais da Plinplin. Mas o projeto também não deu certo. Gentil não fez a audiência subir. Durante diversos programas passou a substituir Fátima Bernardes, e também chegou a cobrir um mês inteiro de férias de Fátima no Encontro. Mas, quando não perdeu audiência, conseguiu apenas se manter nos mesmos números atingidos por Fátima. 

Leia Também

Uma terceira tentativa foi feita depois, e de forma ainda mais agressiva para descontruir Angélica e depositar em Gentil toda transferência de perfil que a emissora pretendia: retirar o programa de Angélica do ar que era exibido aos sábados - o Simples Assim - para comprovar que a Gentil poderia absorver o público de Angélica. Mas foi difícil fazer essa medição, uma vez que Angélica entregou o horário com baixo índice de audiência, e que permeneceu também durante o período que Fernanda passou a apresentar o Se Joga aos sábados.

A quarta e última tentativa foi feita, também de forma agressiva, quando a Globo resolveu testar a loira na programação dominical. A dobradinha Angélica x Luciano Huck que foi conquistada aos sábados passaria a ser exibida aos domingos com a ida de Huck para o lugar deixado por Fausto Silva. Naquele momento, a Globo ainda pensava em obter sucesso tentando direcionar para Gentil um público que ainda estaria apto a seguir Angélica na programação aberta. E para isso foi criado o Zig Zag Arena, que também tem amargurado baixos índices de audiência e que a Globo não tem a pretensão de renovar.

Segundo uma última reunião na Globo, o novo programa de Gentil deve sair do ar em dezembro, mas poderá durar também até janeiro, devido a uma cota de patrocínio que acabou entrando para o primeiro mês do ano. Mas após essa primeira temporada, é unânime na TV Globo a intenção de acabar com o programa e não retorná-lo com uma segunda temporada. 

Mas, afinal, o que fazer com o descompasso que Fernanda Gentil se encontra dentro da emissora? Ainda de acordo com uma reunião recente entre executivos da Globo o primeiro passo é não insistir mais - pela quinta vez - em Fernanda Gentil na grade de entretenimento da casa. Segundo um dos diretores presentes, essa insistência poderia desgastar a imagem da apresentadora, e com isso acarretar para loira um 'prejuízo' sem volta, uma vez que o público possa achar que Fernanda não conseguiu emplacar por algum tipo de incompetência, e que não é o caso.

A cúpula da Globo avaliou que o segundo passo seria descansar a imagem de Fernanda Gentil após essa temporada aos domingos. Enquanto isso, já existe uma equipe pensando em como desfazer o desajustamento profissional em que a apresentadora se encontra na casa. A melhor estratégia, por enquanto, e pensar num retorno da loira como comentarista na área de esportes, e para isso aproveitar que o ano de 2022 é ano de Copa do Mundo.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!