Apresentadoras estariam se estranhando nos bastidores da Globo
Reprodução/Instagram
Apresentadoras estariam se estranhando nos bastidores da Globo


Um climão entre duas apresentadoras de peso tomou conta dos corredores da TV Globo na semana passada. Engana-se quem pensa que a passagem de bastão da apresentadora Fátima Bernardes para a colega Patrícia Poeta tem sido algo leve na emissora. Internamente, todos sabem que a situação é outra.

Há anos Patrícia Poeta aguarda que a emissora cumpra um acordo feito lá atrás quando ela deixou a bancada do Jornal Nacional: ter seu próprio programa no setor de entretenimento. Paciente, Poeta passou a ser apenas mais uma apresentadora no 'É de Casa' e passou também a ser substituta de Fátima Bernardes no Encontro. Mais do que lembrada pela apresentação do 'É de Casa', Poeta entrou com força no imaginário do telespectador como a 'substituta de Fátima Bernardes'. 



Em agosto e setembro de 2021, este colunista noticiou com exclusividade que a Globo negociava a saída de Fátima da atração. A morena havia renovado em agosto seu contrato com a emissora cheia de ressalvas. Entre elas, poderia tirar folgas e não trabalhar feriados, sempre sendo substituída por Patrícia Poeta. Ocorre que a gestão da TV Globo foi trocada no final do ano e passou novamente para as mãos da família Marinho, desta vez tendo Paulo Marinho - Neto de Roberto Marinho - a frente da presidência do canal. 

A nova gestão da TV Globo não gostou de saber que Fátima estava com carta branca após a renovação contratual para se ausentar tanto e fez um estudo de impacto de audiência dentro da emissora. Ali foi constatado que tantas ausências estavam desestruturando a audiência do programa. No final do ano, a grade matinal, por exemplo, chegou a ficar sem as duas principais apresentadoras, quando Ana Maria Braga - por problemas de saúde - e Fátima Bernardes - motivada por um problema no ombro e depois por uma viagem - desfalcaram a grade sendo substituídas ao mesmo tempo.

Em dezembro do ano passado este colunista novamente alertou com exclusividade que a Globo colocaria um ponto final na história de Fátima Bernardes com o Encontro. Informamos aqui que a Globo anunciaria as mudanças no mês de abril. Não deu outra. A emissora fez um comunicado oficial em março e disse que Patrícia Poeta seria a nova apresentadora do Encontro, enquanto Fátima Bernardes iria apresentar o The Voice. 

Problemas contratuais

A intenção da Globo era desligar Fátima Bernardes. O alto salário não estava compensando tantas ausências e, internamente na Globo, o corpo executivo da emissora já falava em falta de comprometimento com a programação. Fátima também não tinha a intenção de renovar seu contrato com a Plimplim em agosto, mas a antiga gestão - antes presidida pelo executivo Jorge Nóbrega (primeira vez que os Marinhos colocaram na presidência da empresa alguém de fora da família) - insistiu pela renovação da apresentadora, e por isso foi aberto naquele momento grandes regalias, todas cortadas pela nova gestão em dezembro do ano passado, o que teria desagradado muito Fátima Bernardes.

Com um contrato amarrado até 2025, Fátima não quis negociar sua saída da emissora e a família Marinho ficou de mãos atadadas com a enorme multa contratual que deveria pagar para apresentadora com seu desligamento antes do término contratual. Por isso Fátima foi alocada no The Voice. Mas isso é papo para outra coluna. Voltamos a Patrícia Poeta.

Ruído entre as duas apresentadoras

Patrícia Poeta foi à direção da emissora tentar negociar um novo programa para chamar de seu. Há tempos ela vem apresentando outros projetos de programas para emissora. Em que pese nenhum projeto exclusivo para a morena ter sido aprovado até o momento, com o tempo veio a oportunidade de estar a frente do Encontro com a saída de Fátima. 

Fontes da emissora confirmaram à coluna que Poeta teria solicitado à direção da casa a troca do nome do programa, e também teria proposto algumas mudanças para desvincular sua imagem da eterna 'substituta' de Fátima Bernardes. Entre uma das suas principais vontades estava encerrar o nome 'Encontro', que sempre esteve bastante atrelado a Fátima. Na verdade, o nome Encontro com Fátima Bernardes foi uma ideia da própria apresentadora. Em que pese a retirada da assinatura de Fátima do nome da atração, o fato é que internamente e também entre o público o nome do matinal ainda continua muito ligado a apresentadora.

Ainda de acordo com fontes da coluna que transitam entre o corpo executivo da TV Globo, a emissora decidiu manter por uma estratégia comercial o nome Encontro. A marca é forte no mercado publicitário e a ideia da Globo é fazer essa transição de apresentadoras de forma segura com os patrocinadores do programa. Para isso, manter o nome Encontro seria vital neste momento.

Fátima teria tomado conhecimento por terceiros que Patrícia Poeta teria ido à direção da emissora derrubar o nome da atração. Não se sabe ao certo de que forma essa informação foi passada para Fátima Bernardes, mas, da maneira que chegou, teria desagradado a apresentadora, que passou a ver em Patrícia Poeta uma vontade 'desnecessária'. 

O ruído entre as duas cresceu nos corredores da Globo. Fátima teria comentado com pessoas próximas dentro da emissora que a atitude da colega de trabalho era desnecessária, e que seu nome não seria apagado nunca do Encontro por ter participado desde o início da concepção do projeto. Na semana passada, ela chegou a alfinetar Patrícia Poeta ao vivo enquanto fazia a 'Bigterapia' com o humorista Paulo Vieira. A apresentadora disse que estava diante de um novo desafio profissional (The Voice), e que estava feliz por saber que, mesmo saindo do Encontro, a ideia do programa e tudo o que ele representa ligado ao seu nome continuria exatamente do jeito que ela deixaria.

O mal estar aumentou ainda mais depois do 'soco no estômago' dado por Fátima em Patrícia durante o Encontro. Ainda segundo fontes da coluna, Poeta mais uma vez direcionou um comunicado para a direção da Globo manifestando o seu interesse em trocar o nome da atração. Ela teria expressado o desejo de não dar continuidade a um legado tão atrelado a imagem de Fátima Bernardes.

Após a troca de farpas durante o Encontro, a TV Globo teria entendido, em partes, a insatisfação de Patrícia Poeta enxergando como totalmente desnecessária e carregada de ego e vaidade a atitude de Fátima durante o programa. Internamente foi comentado entre os executivos da emissora que Fátima teve uma atitude extremamente infantil diante dos acontecimentos.

O executivo da Globo passou panos quentes. Ainda segundo fontes de coluna, a direção da casa teria retornado um comunicado com mais compreensão em relação a Patrícia Poeta agradecendo seu comprometimento com a emissora. A Globo teria explicado mais uma vez que precisa manter o nome da atração, mas desta vez disse a jornalista que mais para frente, dando certo essa transição matinal e mantendo o programa com os mesmos índices de audiência à frente dos concorrentes, nada impediria que o programa passasse pelas reformulações propostas por Patrícia e que troque de nome futuramente.   

Outro impasse é que a TV Globo planeja realizar uma espécie de "troca de bastão" entre as apresentadoras no dia 25 de junho, último dia de Fátima Bernardes na apresentação do matinal. Entretanto, ainda de acordo com fontes da emissora, as duas apresentadoras não estariam muiro dispostas a cumprir esse protocolo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!